HISTÓRIA DA CIDADE ARAGUAINHA MT

Araguainha teve sua colonização nos anos 40, com a chegada de garimpeiros. Em 1947, o Prefeito do município de Alto Araguia, requereu junto ao governo estadual a criação de um povoado para esta região, que recebeu o nome de Couto Magalhães, em homenagem ao ex-presidente da Província. A Lei estadual nº 1.964 de 11 de novembro de 1963 criou o município de Araguainha, desmembrando do município de Ponte Branca. Este recebeu tal nome devido ao fato da cidade estar situada à margem esquerda do rio Araguainha que deságua no rio Araguaia. Sua emacipação se deu em 24 de fevereiro de 1964.

Araguainha foi ocupada por conta de atividades garimpeiras, sendo Aprígio José de Lima o grande pioneiro da região. Foi a determinação de Aprígio Lima que possibilitou a ocupação definitiva dessa porção territorial situada na região do Vale do Rio Araguaia. Na década de quarenta, constatou-se um excesso de terras na Fazenda São Gabriel, que se avizinhava ao pequeno arraial nascente. As autoridades constituídas requereram a área de terras, destinando-a à formação, então oficial, de um povoado. O Decreto nº 885, de 10 de Julho de 1947, reservou área de 3.600 hectares de terras para patrimônio da povoação de Ribeirão Araguainha, no município de Alto Araguaia, que teve assim sua primeira denominação.

Algum tempo depois a povoação passou a chamar-se Couto Magalhães, em homenagem ao eminente homem público José Vieira Couto de Magalhães, que governou a Província de Mato Grosso de 02 de Fevereiro de 1866 a 13 de Abril de 1868, no período da Guerra do Paraguai. O progresso era inevitável e as autoridades determinaram o arruamento do patrimônio de Couto Magalhães. A Lei nº 693, de 12 de Dezembro de 1953, alterou a denominação de Couto Magalhães para Araguainha. O município de Araguainha foi criado através da Lei Estadual nº 1.946, de 11 de Novembro de 1963.

O território do município de Araguainha ocupa 690,35 Km e conta hoje com uma populção de 1.352 habitantes, sendo 1.143 na zona urbana e 209 na zona rural.

Geograficamente está a 400 metros de altitude, está localizado ao leste do Estado de Mato Grosso, limitando-se com os municípios de Alto Garças (ao oeste), Ponte Branca (ao norte), Alto araguaia (ao sul), Goiás rio Araguaia (ao leste). As principais vias de acesso são a rodovia MT 100 ligada à BR 364. Omunicípio de Araguainha está localizado a 436 Km da capital Cuiabá MT e 2004 Km de Guiratinga MT.

Significado do Nome

O termo Araguainha é de referência geográfica, devido ao Rio Araguainha, que banha o território municipal, jogando suas águas no rio Araguaia.

Aniversário da Cidade

24 de fevereiro de 1964 - Comemora-se o Aniversário do Município.

Eventos Anuais

Maio 01/05: Dia de São José Operário (Padroeiro da Cidade).

Set/Out: Festival de paria do rio Araguainha.